Marcos Históricos
Missão e Valores
Governo da Sociedade
Política da Qualidade

Grupo Almedina


O Grupo Almedina é um dos principais grupos editoriais portugueses. É composto por quatro chancelas (Edições Almedina, Edições 70, Actual Editora e Minotauro), uma rede com 10 livrarias físicas, 1 loja online e a Almedina Brasil.

É no ano de 1955 que Joaquim Machado abre, em Coimbra, frente ao famoso Arco de Almedina, uma pequena livraria a que dá o nome de Almedina. A proximidade ao meio universitário e a carência de edição de manuais académicos cedo colocou a Almedina no negócio editorial.

Contribuindo para a difusão de novos autores e correntes de opinião e investigação, as Editoras do Grupo Almedina posicionam-se sobretudo nas áreas do conhecimento técnico não descurando a publicação de obras que contribuam para o pensamento crítico e reflexão.

A Edições Almedina, amplamente reconhecida como líder nas edições jurídicas em Portugal, edita também, entre outras, nas áreas de medicina, psicologia, educação, economia e ciências exatas. No sentido de melhorar e potencializar estas áreas de atuação adquire duas novas editoras, a Actual Editora – nas áreas de Economia e Gestão – e a Edições 70 – reconhecida pela edição de livros na área das Ciências Sociais e Humanas. A Minotauro, última chancela a integrar o Grupo, também publica não-ficção, mas está mais vocacionada para a ficção literária, portuguesa e estrangeira.

A par do negócio editorial, o Grupo foi alargando a sua rede de livrarias, que foram surgindo junto aos principais polos académicos do país: Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. Atualmente o Grupo Almedina integra 10 livrarias e uma loja online www.almedina.net.

Para além disso, o Grupo Almedina promove congressos e formações na área do Direito, Economia e Gestão, sempre com oradores de referência na comunidade académica portuguesa.

O Grupo Almedina tem estado particularmente atento aos mercados da CPLP tendo criado, em 2005 a Almedina Brasil, com sede em S. Paulo, e estabelecido parcerias para os mercados de Angola e Moçambique.